SÉRIES: 6ª, 7ª, 8ª, 1ª, 2ª e 3ª
OBJETIVOS
- Desenvolver atividades relevantes para a prática da compreensão e da expressão oral e escrita;
- Promover o reconhecimento e a apreciação da diversidade cultural;
- Reconhecer características de gêneros textuais;
- Interpretação de imagens, reflexão e depreensão de informações sociais e culturais que transmitem;
- Reconhecer a formação dos verbos nas três formas em situações diversas;
- Produção textual observando as classes gramaticais estudadas e os tempos verbais adequados;
- Reconhecer e utilizar adequadamente os tempos verbais apresentados ao longo do curso em diferentes situações comunicativas.
ENSINO FUNDAMENTAL
6º
ANO
- Boas-vindas;
- Apresentações;
- Cumprimentos;
- Boas maneiras;
- Comandos;
- Cumprimentar e se despedir;
- Apresentar a si mesmo e ao colega;
- Trocar informações pessoais;
- Perguntar e responder como se soletram nomes;
- Cores;
- Verbos;
- Números cardinais;
- Placas;
- Embalagens;
- Mapa do mundo;
- Inglês e espanhol ao redor do mundo – reconhecer os países que falam inglês/espanhol e a presença da língua inglesa/espanhola nos diferentes espaços do nosso país: comidas, roupas, lugares, etc;
- Letras de músicas.
7ºANO
- Falar sobre a família;
- Perguntar e responder sobre idades;
- Falar sobre sua escola;
- Trocar informações com colegas de classe;
- Perguntar e responder sobre atividades diárias;
- Perguntar e responder sobre horas e datas;
- Chamar e responder contatos telefônicos;
- Falar sobre casa onde mora, aposentos, etc;
- Perguntar e informar sobre os diferentes ambientes da casa;
- Pessoas ao redor do mundo;
- Biografia;
- Lista de compras;
- Menu;
- Verbetes de dicionário;
- Calendário;
- Estações do ano;
- Lista de lojas de vestuário e de material;
- Partes do corpo.
8º
ANO
- Comprar e vender coisas (perguntar e responder preços de roupas e objetos da casa e da escola);
- Trabalhar com cores;
- Perguntar e dar opiniões;
- Perguntar e informar sobre distâncias e localizações;
- Perguntar sobre preferências;
- Identificar os diferentes meios de transporte;
- Expressar preferências;
- Fazer convites;
- Aceitar e negar convites;
- “Atlas do corpo humano”;
- Poemas;
- Propaganda;
- Instruções de jogos;
- Cartão postal.
ENSINO
MÉDIO
TEMAS TRANSVERSAIS
- Ética e saúde;
- Meio ambiente;
- Pluralidade cultural;
- Trabalho e consumo.
ESTRATÉGIAS
- Aula expositiva;
- Uso de imagens, vídeos, palavras e sons;
- Discussão e reflexão com diversos tipos de textos;
- Pesquisa e produção com uso dos meios tecnológicos;
- Apresentações orais e visuais;
- Uso de dicionário e de livros didáticos;
- Elaboração de painéis, cartazes, vídeos e textos.
1ª
ANO
- Apresentar-se e apresentar o outro;
- Descrever características físicas e psicológicas;
- Perguntar e responder sobre atividades diárias;
- Datas;
- Descrever a casa e seu mobiliário;
- Expressar emoções;
- Interpretar letras musicais;
- Gramática: verbos no presente, presente contínuo, passado simples, futuro com going to, imperativo, modal;
- Substantivos contáveis e incontáveis;
- Grau dos adjetivos;
- Pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos;
- Advérbios de frequência;
- Palavras cognatas e falsas friends;
- Listening-speaking.
2º
ANO
- Alimentação e cardápios;
- Descrever características físicas de lugares;
- Perguntar e responder sobre trabalho, natureza e saúde;
- Descrever personalidades famosas no mundo;
- Expressar emoções;
- Interpretar letras musicais;
- Gramática: verbos no futuro simples e contínuo, presente perfeito e presente perfeito contínuo, passado perfeito e passado perfeito contínuo;
- Pronomes pessoais e reflexivos;
- Palavras cognatas e falsas friends;
- Textos, vocabulário, pesquisa;
- Listening-speaking, writing-reading;
- Tag questions.
3ºANO
- Tipos de textos;
- Revisão de todos os tempos verbais;
- Discurso direto e indireto;
- Voz ativa e voz passiva dos verbos;
- Preposições;
- Sentenças condicionais;
- Adjetivos, substantivos e pronomes;
- Palavras cognatas e falsas friends;
- Textos, vocabulário e pesquisa;
- Listening-speaking, writing-reading.
AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser contínua, na
qual, serão avaliados o desenvolvimento de atividades diversas, a prática e a
compreensão da produção e expressão oral e escrita.
Avaliar as quatro habilidades linguísticas,
possibilitando, assim, a formação do processo de aprendizagem do educando,
observando suas dificuldades e seus avanços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário