sábado, 30 de março de 2013

PLANO DE ENSINO - LÍNGUA INGLESA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ITAJUBÁ - E.E.B.I.
SÉRIES: 6ª, 7ª, 8ª, 1ª, 2ª e 3ª

OBJETIVOS


  • Desenvolver atividades relevantes para a prática da compreensão e da expressão oral e escrita;
  • Promover o reconhecimento e a apreciação da diversidade cultural;
  • Reconhecer características de gêneros textuais;
  • Interpretação de imagens, reflexão e depreensão de informações sociais e culturais que transmitem;
  • Reconhecer a formação dos verbos nas três formas em situações diversas;
  • Produção textual observando as classes gramaticais estudadas e os tempos verbais adequados;
  • Reconhecer e utilizar adequadamente os tempos verbais apresentados ao longo do curso em diferentes situações comunicativas.


ENSINO FUNDAMENTAL

6º ANO

  • Boas-vindas;
  • Apresentações;
  • Cumprimentos;
  •  Boas maneiras;
  •  Comandos;
  • Cumprimentar e se despedir;
  •  Apresentar a si mesmo e ao colega;
  •  Trocar informações pessoais;
  • Perguntar e responder como se soletram nomes;
  • Cores;
  •  Verbos;
  • Números cardinais;
  • Placas;
  • Embalagens;
  • Mapa do mundo;
  • Inglês e espanhol ao redor do mundo – reconhecer os países que falam inglês/espanhol e a presença da língua inglesa/espanhola nos diferentes espaços do nosso país: comidas, roupas, lugares, etc;
  • Letras de músicas.

   
7ºANO

  • Falar sobre a família;
  • Perguntar e responder sobre idades;
  • Falar sobre sua escola;
  • Trocar informações com colegas de classe;
  • Perguntar e responder sobre atividades diárias;
  • Perguntar e responder sobre horas e datas;
  • Chamar e responder contatos telefônicos;
  • Falar sobre casa onde mora, aposentos, etc;
  • Perguntar e informar sobre os diferentes ambientes da casa;
  • Pessoas ao redor do mundo;
  • Biografia;
  • Lista de compras;
  • Menu;
  • Verbetes de dicionário;
  • Calendário;
  • Estações do ano;
  • Lista de lojas de vestuário e de material;
  • Partes do corpo.


 8º ANO

  • Comprar e vender coisas (perguntar e responder preços de roupas e objetos da casa e da escola);
  • Trabalhar com cores;
  • Perguntar e dar opiniões;
  • Perguntar e informar sobre distâncias e localizações;
  • Perguntar sobre preferências;
  • Identificar os diferentes meios de transporte;
  • Expressar preferências;
  • Fazer convites;
  • Aceitar e negar convites;
  •  “Atlas do corpo humano”;
  • Poemas;
  • Propaganda;
  • Instruções de jogos;
  • Cartão postal.

ENSINO MÉDIO

TEMAS TRANSVERSAIS

  • Ética e saúde;
  • Meio ambiente;
  • Pluralidade cultural;
  • Trabalho e consumo.


ESTRATÉGIAS

  • Aula expositiva;
  •  Uso de imagens, vídeos, palavras e sons;
  • Discussão e reflexão com diversos tipos de textos;
  • Pesquisa e produção com uso dos meios tecnológicos;
  • Apresentações orais e visuais;
  • Uso de dicionário e de livros didáticos;
  • Elaboração de painéis, cartazes, vídeos e textos. 


1ª ANO

  •  Apresentar-se e apresentar o outro;
  • Descrever características físicas e psicológicas;
  • Perguntar e responder sobre atividades diárias;
  • Datas;
  • Descrever a casa e seu mobiliário;
  • Expressar emoções;
  • Interpretar letras musicais;
  • Gramática: verbos no presente, presente contínuo, passado simples, futuro com going to, imperativo, modal; 
  • Substantivos contáveis e incontáveis; 
  • Grau dos adjetivos; 
  • Pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos; 
  • Advérbios de frequência;
  • Palavras cognatas e falsas friends;
  • Listening-speaking.


2º ANO

  • Alimentação e cardápios;
  • Descrever características físicas de lugares;
  • Perguntar e responder sobre trabalho, natureza e saúde;
  • Descrever personalidades famosas no mundo;
  • Expressar emoções;
  • Interpretar letras musicais;
  • Gramática: verbos no futuro simples e contínuo, presente perfeito e presente perfeito contínuo, passado perfeito e passado perfeito contínuo;
  • Pronomes pessoais e reflexivos;
  • Palavras cognatas e falsas friends;
  • Textos, vocabulário, pesquisa;
  • Listening-speaking, writing-reading;
  • Tag questions.

  
3ºANO

  • Tipos de textos;
  • Revisão de todos os tempos verbais;
  • Discurso direto e indireto;
  • Voz ativa e voz passiva dos verbos;
  • Preposições;
  • Sentenças condicionais;
  • Adjetivos, substantivos e pronomes;
  • Palavras cognatas e falsas friends;
  • Textos, vocabulário e pesquisa;
  • Listening-speaking, writing-reading.
  
 AVALIAÇÃO

             A avaliação deve ser contínua, na qual, serão avaliados o desenvolvimento de atividades diversas, a prática e a compreensão da produção e expressão oral e escrita.
      Avaliar as quatro habilidades linguísticas, possibilitando, assim, a formação do processo de aprendizagem do educando, observando suas dificuldades e seus avanços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário