ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ITAJUBÁ - E.E.B.I.
SÉRIES: 6ª e 7ª
OBJETIVOS
GERAIS:
Fornecer informações através sobre os conteúdos correspondentes a cada turma a serem
trabalhados durante o ano letivo nas disciplinas de Língua Portuguesa e
Literatura.
ESPECÍFICOS:
- Aprimorar a leitura e a interpretação de textos diversificados: informativos, jornalísticos, poéticos e literários;
- Compreender e identificar as informações, bem como, a elaboração e a organização dos textos;
- Relacionar as situações e informações contidas nos textos com a situação atual e/ou cotidiana;
- Conhecer e pesquisar os significados de novos vocábulos existentes na Língua Portuguesa;
- Realizar atividades de fixação para melhor assimilação dos conteúdos;
- Produzir textos diversificados, de acordo com sua estrutura e seu gênero textual;
- Compreender e reestruturar textos observando o uso da pontuação, da concordância, da ortografia, entre outros aspectos gramaticais;
- Desenvolver a oralidade através de oratórias e explanações de trabalhos referentes ao conteúdo abordado.
ENSINO FUNDAMENTAL
6ª SÉRIE
- Leitura, interpretação e compreensão;
- Uso do dicionário;
- Produção de textos de gêneros variados;
- Tempos verbais e suas terminações;
- Verbos regulares e irregulares
- Regras de acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
- Crônica;
- Frase, oração e período;
- Sujeito e predicado;
- Pontuação;
- Emprego do hífen;
- Texto dissertativo;
- Preposição;
- Complementos verbais;
- Resenha crítica;
- Adjuntos verbais e nominais;
- Relatos;
- Vocativo e aposto;
- Discurso direto e indireto;
- Fábulas;
- Texto humorístico;
- Análise morfológica e sintática;
- Termos da oração: sujeito e predicado;
- Estudo do sujeito: verbos impessoais;
- Predicado verbal e nominal;
- Concordância do verbo ser/estar;
- Emprego de há, a ou à;
- Predicado verbo-nominal;
- Uso dos porquês;
- Complemento nominal;
- Aplicação da pontuação;
- Regência verbal e nominal;
- Narrativa na notícia e na ficção;
- Vozes verbais;
- Uso do imperativo;
- Verbos com terminação -uir/-uar;
- Concordância nominal;
- Ortografia;
- Tempos compostos/verbos abundantes;
- Emprego de mas e mais.
ESTRATÉGIAS
- Textos - produção, leitura e interpretação;
- Textos narrativos, descritivos e dissertativos;
- Filmes relacionados ao conteúdo estudado;
- Trabalhos em grupos e individuais;
- Apresentação de trabalhos;
- Uso do livro didático como complementação;
- Atividades de compreensão;
- Avaliação.
AVALIAÇÃO
A avaliação não consiste em selecionar, mas sim, em conduzir um processo para que um grande número de estudantes alcance objetivos pré-estabelecidos, definição prévia dos objetivos pretendidos.
Seu ponto de partida deve ser a observação dos progressos realizados cotidianamente, de modo que, se relativize o peso da avaliação da produção e da compreensão textual.
A avaliação da competência gramatical não deve ser puramente gramatical, deve-se aprimorar a competência comunicativa dos alunos e valorizar o seu progresso, colocando-os diante de situações-problema, como: reescrever textos incoerentes, discutir questões relacionadas ao seu universo, verificar o grau de objetividade dos textos, comparar linguagens e tratamento de temas.
Observando estas competências, os indivíduos poderão ser mais bem avaliados.