domingo, 17 de março de 2013

PLANO DE ENSINO - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ITAJUBÁ - E.E.B.I.
SÉRIES: 6ª e 7ª

OBJETIVOS

GERAIS:

          Fornecer informações através sobre os conteúdos correspondentes a cada turma a serem trabalhados durante o ano letivo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura.


ESPECÍFICOS:

  • Aprimorar a leitura e a interpretação de textos diversificados: informativos, jornalísticos, poéticos e literários;
  • Compreender e identificar as informações, bem como, a elaboração e  a organização dos textos;
  • Relacionar as situações e informações contidas nos textos com a situação atual e/ou cotidiana;
  • Conhecer e pesquisar os significados de novos vocábulos existentes na Língua Portuguesa;
  • Realizar atividades de fixação para melhor assimilação dos conteúdos;
  • Produzir textos diversificados, de acordo com sua estrutura e seu gênero textual;
  • Compreender e reestruturar textos observando o uso da pontuação, da concordância, da ortografia, entre outros aspectos gramaticais;
  • Desenvolver a oralidade através de oratórias e explanações de trabalhos referentes ao conteúdo abordado.



ENSINO FUNDAMENTAL

6ª SÉRIE

  • Leitura, interpretação e compreensão;
  • Uso do dicionário;
  • Produção de textos de gêneros variados;
  • Tempos verbais e suas terminações;
  • Verbos regulares e irregulares
  • Regras de acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  • Crônica;
  • Frase, oração e período;
  • Sujeito e predicado;
  • Pontuação;
  • Emprego do hífen;
  • Texto dissertativo;
  • Preposição;
  • Complementos verbais;
  • Resenha crítica;
  • Adjuntos verbais e nominais;
  • Relatos;
  • Vocativo e aposto;



7ª SÉRIE


  • Discurso direto e indireto;
  • Fábulas;
  • Texto humorístico;
  • Análise morfológica e sintática;
  • Termos da oração: sujeito e predicado;
  • Estudo do sujeito: verbos impessoais;
  • Predicado verbal e nominal;
  • Concordância do verbo ser/estar;
  • Emprego de há, a ou à;
  • Predicado verbo-nominal;
  • Uso dos porquês;
  • Complemento nominal;
  • Aplicação da pontuação;
  • Regência verbal e nominal;
  • Narrativa na notícia e na ficção;
  • Vozes verbais;
  • Uso do imperativo;
  • Verbos com terminação -uir/-uar;
  • Concordância nominal;
  • Ortografia;
  • Tempos compostos/verbos abundantes;
  • Emprego de mas e mais.

ESTRATÉGIAS

  • Textos - produção, leitura e interpretação;
  • Textos narrativos, descritivos e dissertativos;
  • Filmes relacionados ao conteúdo estudado;
  • Trabalhos em grupos e individuais;
  • Apresentação de trabalhos;
  • Uso do livro didático como complementação;
  • Atividades de compreensão;
  • Avaliação.


AVALIAÇÃO


          A avaliação não consiste em selecionar, mas sim, em conduzir um processo para que um grande número de estudantes alcance objetivos pré-estabelecidos, definição prévia dos objetivos pretendidos.
           Seu ponto de partida deve ser a observação dos progressos realizados cotidianamente, de modo que, se relativize o peso da avaliação da produção e da compreensão textual.
         A avaliação da competência gramatical não deve ser puramente gramatical, deve-se aprimorar a competência comunicativa dos alunos e valorizar o seu progresso, colocando-os diante de situações-problema, como: reescrever textos incoerentes, discutir questões relacionadas ao seu universo, verificar o grau de objetividade dos textos, comparar linguagens e tratamento de temas.
             Observando estas competências, os indivíduos poderão ser mais bem avaliados.